ESG é moda? É coisa de grande empresa? Não, mesmo.
ESG é benefício direto para os negócios, não importa o porte ou segmento da empresa. Nos últimos anos, o conceito de ESG (Ambiental, Social e Governança) ganhou destaque no mundo dos negócios. Muitas pequenas e médias empresas ainda acreditam que essa abordagem é exclusiva para grandes corporações. Entenda o que ESG pode fazer pelo seu negócio.
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
7/4/20253 min read


Há muitos mitos e distorções sobre ESG, mas no fundo, ESG refere-se a um conjunto de critérios que avaliam o impacto ambiental, social e de governança das empresas.
Implementar práticas de ESG ajuda a construir uma reputação sólida, atrair e reter talentos, além de melhorar a eficiência operacional. Portanto, é para todos os negócios que querem melhorar sua imagem no mercado e aproveitar as oportunidades de crescimento.
ESG, parte por parte
O E do ESG
São as práticas ambientais. A adoção de práticas ambientais sustentáveis é uma forma eficaz e bastante comum das empresas iniciarem sua jornada ESG. Isso pode incluir a redução do consumo de energia, a gestão adequada de resíduos e a escolha de fornecedores que compartilhem valores semelhantes. Ao implementar essas ações, sua empresa pode não apenas reduzir custos, mas também melhorar sua imagem perante os clientes e consumidores cada vez mais conscientes e reduzir o impacto ambiental de suas operações.
O S do ESG
É o olhar para as pessoas, dentro e fora da organização. O envolvimento social é uma parte vital do ESG e isso começa com seus colaboradores diretos. É comum pensar em contribuir para o desenvolvimento da comunidade local através de ações como parcerias com OSCs, programas de voluntariado ou doações para causas sociais, mas as práticas voltadas para os funcionários e seus familiares têm impacto direto na produtividade e no comprometimento com a empresa.
As práticas fortalecem o vínculo da sua empresa com os clientes e consumidores, que cada vez mais valorizam marcas com responsabilidade social.
O G do ESG
É a governança e transparência. Uma boa governança é essencial para qualquer empresa, independentemente de seu tamanho. Para as pequenas e médias empresas isso significa ter políticas claras e transparentes em relação à ética e gestão dos riscos do negócio. A transparência não só constrói confiança com todos os envolvidos, como também melhora a eficiência organizacional, levando a uma melhor tomada de decisões.
Benefícios das práticas ESG
As pequenas e médias empresas que implementam ações sustentáveis conseguem redução nos custos operacionais, especialmente no que diz respeito ao consumo de água e energia e desperdício. Além disso, a reputação positiva construída através de iniciativas sociais e de governança pode resultar em maior lealdade do cliente e, consequentemente, em um aumento nas vendas.
Outra vantagem importante é o acesso a novos mercados. Com um compromisso claro com práticas ESG, sua empresa pode se destacar em licitações, ao atrair investidores e parceiros que valorizam a responsabilidade corporativa. Assim, o ESG pode trazer benefícios para todos os negócios, não importa o porte ou segmento da empresa.
Aprender com quem já percorreu esse caminho
Grandes marcas como Natura e Boticário, por exemplo, sempre tiveram, mesmo quando ainda eram pequenas empresas, um forte compromisso com a sustentabilidade. A Natura, por exemplo, utiliza ingredientes naturais e promove práticas de comércio justo, além de implementar ações sociais na comunidade. O Boticário é reconhecido por investir em ações de preservação ambiental e tem iniciativas de inclusão social e diversidade em seus processos.
Outra empresa que apresentou crescimento relevante nos últimos anos e que atua fortemente com práticas ESG para dar suporte às estratégias de negócios é a Colorado, uma microcervejaria que se destaca por suas práticas sustentáveis, como o uso de ingredientes locais e a reciclagem de água. A Dengo, conhecida pelos chocolates de excelente qualidade e que, desde os primeiros passos, baseou seu planejamento estratégico em práticas ESG, colocando os produtores de cacau como protagonistas da história.
Essas empresas demonstram que, independentemente do tamanho, é possível implementar estratégias de ESG que não apenas beneficiam o meio ambiente e a sociedade, mas também trazem vantagens competitivas e aumentam a confiança dos consumidores e fazem os negócios crescerem de forma sustentável e positiva para todos.
Vamos juntos?
As maiores dificuldades das pequenas e médias empresas na implementação de práticas ESG são a falta de tempos e recursos e de conhecimento técnico. Neste contexto, o apoio de uma consultoria é o caminho mais eficaz para trazer as práticas ESG para a realidade dos negócios.
Não deixe que o mito de que ESG é apenas para grandes empresas o impeça de colher os benefícios dessa abordagem.
Conte com a CausaMais nesta jornada, entre em contato conosco e comece agora mesmo a trazer as práticas ESG para o seu negócio.
contato@causamais.com.br
+55 11 98166-8311

