Empresas B, um caminho para uma nova economia

Mais do que uma certificação, é uma escolha. Entre lucro e propósito, as empresas podem escolher os dois. Entenda um pouco mais sobre esse ecossistema de organizações e pessoas interessadas em serem melhores para o mundo.

PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

1/22/20253 min read

As empresas certificadas como B Corp variam em tamanho e setor, de startups a grandes corporações, mas quase sempre constam como líderes em seus segmentos e setores, são referência para outras organizações. Alguns exemplos globais incluem, a Patagonia (roupas sustentáveis), Ben & Jerry's (sorvetes com impacto social), Greenpeople (alimentação responsável), Reserva (roupas adaptadas) e Natura (cosméticos com foco em biodiversidade e impacto social).

Os Objetivos do Sistema B

- Construir uma nova economia que gere bem-estar para pessoas, comunidades e o planeta.

- Inspirar empresas a adotarem práticas de gestão sustentável e transparente.

- Fortalecer a colaboração entre empresas que querem impactar positivamente o mundo.

A Certificação como Empresa B

A Certificação B é atribuída às empresas que cumprem rigorosos critérios de impacto social e ambiental, além de demonstrar transparência e responsabilidade. As empresas passam por uma avaliação chamada BIA – a B Impact Assessment, que mede o impacto em 5 pilares: Governança, Trabalhadores, Comunidade, Meio Ambiente e Modelo de Negócio.

Sobre Propósito e Impacto

O Sistema B incentiva as empresas a alinharem lucro com propósito, criando soluções para desafios sociais e ambientais enquanto crescem de forma sustentável.

Empresas certificadas frequentemente ajustam seus estatutos ou contratos sociais para formalizar o compromisso de considerar todas as partes interessadas, incluindo funcionários, clientes, comunidade e o planeta, além dos acionistas, em seus processos de decisão.

O movimento inclui uma rede de empresas certificadas, parceiros, empreendedores, investidores e organizações que compartilham a visão de uma economia mais inclusiva, sustentável e ética.

O Movimento no Brasil

No Brasil, o Sistema B tem crescido rapidamente, com empresas de diferentes setores se unindo ao movimento. A missão é promover uma economia regenerativa e inclusiva, alinhada aos desafios locais e globais.

O Sistema B convida empresas a serem protagonistas de uma transformação econômica baseada em colaboração, inovação e impacto positivo.

Empresas B, por que se tornar uma?

As empresas são atraídas pelo Sistema B por temas que se conectam aos seus valores, desafios e oportunidades estratégicas, entre eles:

1. Propósito e Impacto Positivo

Empresas buscam alinhar seus modelos de negócios a um propósito que vai além do lucro, criando impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. A certificação B Corp valida esse compromisso, gerando reconhecimento e credibilidade.

2. Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Práticas de economia circular, neutralidade de carbono e gestão eficiente de recursos atraem empresas preocupadas com sustentabilidade. O Sistema B incentiva e mede práticas ambientais responsáveis.

3. Governança Ética e Transparente

A governança corporativa, ética e integridade, são estruturas que consideram a participação de todas as partes interessadas - as ouvem e as consideram. Empresas interessadas em fortalecer sua integridade podem usar as métricas do Sistema B para aprimorar seus processos.

4. Cultura Organizacional e Engajamento

Empresas que valorizam o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores veem no Sistema B uma oportunidade de reforçar essas práticas. Promover uma cultura inclusiva e diversa também é uma meta fortalecida pela certificação.

5. Diferenciação de Mercado

Consumidores e investidores valorizam empresas com certificações que comprovem práticas responsáveis. O selo B Corp diferencia negócios em mercados competitivos.

6. Responsabilidade Social e Direitos Humanos

Empresas interessadas em atuar de forma responsável na cadeia de valor encontram no Sistema B uma estrutura para medir e melhorar práticas sociais, como trabalho e salário dignos e igualdade de oportunidades para mulheres e pessoas negras, entre outros grupos minorizados.

7. Inovação e Negócios de Impacto

O Sistema B atrai startups e empresas que criam produtos e serviços com soluções inovadoras para problemas sociais e ambientais. Negócios de impacto social ganham visibilidade e atraem investidores alinhados a esses valores.

8. Alinhamento com Regulamentações e Tendências Globais

Empresas que desejam se preparar para legislações futuras, como políticas ESG mais rígidas, veem no Sistema B um guia estratégico. A Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são abordados pela metodologia do Sistema B.

9. Construção de Redes Colaborativas

O ecossistema B oferece acesso a uma comunidade global de empresas, investidores e organizações com objetivos semelhantes. Essa colaboração pode gerar inovação e parcerias estratégicas.

Juntar-se ao movimento de Empresas B, aos conceitos e práticas, não impõe o compromisso de seguir para a certificação B Corp. Ao utilizar a BIA como forma de avaliação e identificação de pontos de melhorias já será um grande passo.

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O Sistema B é um movimento global que busca redefinir o sucesso na economia, promovendo um modelo de negócio que equilibra lucro e propósito. Ele incentiva as empresas a usarem seu poder econômico para gerar impacto positivo para a sociedade, o meio ambiente e todas as partes interessadas. O movimento inclui empresas certificadas como B Corps, que atendem a altos padrões de desempenho socioambiental, transparência, responsabilidade e governança.